Saúde Ocupacional

NR 7 – PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Esta Norma Regulamentadora estabelece a obrigatoriedade de  elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam no mínimo um colaborador como empregado, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do  conjunto dos seus colaboradores. 

Programa de Controle Médico
de Saúde Ocupacional

ASO - ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL:

O ASO é o documento que define se o colaborador está apto ou inapto para a execução de suas atividades laborativas. O ASO deve ser emitido em duas vias. A primeira via ficará arquivada no local de trabalho do colaborador, inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras, à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho. A segunda via será obrigatoriamente entregue ao colaborador mediante recibo na primeira via.

Os exames podem ser realizados das seguintes formas: Na sede da SANTIAGO ou na sua empresa que deverá atender o requisito mínimo de 20 (vinte) colaboradores.

RELATÓRIO ANUAL

O relatório anual deverá discriminar, por setores da empresa, o número e a natureza dos exames médicos, incluindo avaliações clínicas e exames complementares, estatísticas de resultados considerados anormais, assim como o planejamento para o próximo ano. O relatório anual deverá ser apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, de acordo com a NR 5, sendo sua cópia anexada ao livro de atas daquela comissão.

O relatório anual poderá ser armazenado na forma de arquivo Informatizado, desde que este seja mantido de modo a proporcionar o mediato acesso por parte do agente da inspeção do trabalho.

PPP

Constitui-se em um documento histórico-laboral do colaborador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo
período em que exerceu suas atividades na respectiva empresa. O PPP tem por objetivo primordial fornecer informações para o colaborador quanto às condições ambientais de trabalho, principalmente no requerimento de aposentadoria especial.

PCA - Programa de Conservação Auditiva

É um programa que reúne um conjunto de medidas que tem como objetivo a preservação da audição dos colaboradores, em ambientes onde fiquem expostos a níveis de ruídos acima dos limites de tolerância.

PPR - Programa de Proteção Respiratória

É um programa que tem como objetivo realizar um controle eficaz de uso e indicação do equipamento adequado para controle das doenças ocupacionais provocadas pela inalação de ar contaminado com poeiras, fumos, nevoas, fumaça, gases e vapores, levando em conta o tipo de atividade e as características individuais de cada colaborador, a fim de garantir a proteção do mesmo contra riscos existentes nos ambientes de trabalho.

Possuímos diversos consultórios, salas de exames e de administração

Exames
  • Admissional
  • Periódico
  • Retorno ao trabalho
  • Mudança de Função
  • Demissional
Exames Complementares Ocupacionais
  • Espirometria s/BD
  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Raios X
  • Acuidade Visual
  • Exames Laboratoriais
Consultórios
FulltimeSaúde Ocupacional