Saiba tudo sobre o assunto e porque sua empresa deve adotar procedimentos para a segurança e saúde do trabalhador.
Primeiramente, a perícia é feita por um perito, um profissional responsável por auxiliar a Justiça no apuramento da verdade, quando há um processo judicial em andamento. Nós podemos dividir este procedimento em duas coisas diferentes: a perícia técnica e a perícia médica, a fim de diferenciá-las e entender o papel de cada uma.
O que é perícia médica?
A perícia médica tem como objetivo certificar a existência de doença ou a ocorrência de algum acidente que tenha tornado o trabalhador incapacitado. Devido a este ocorrido, pode ser que o colaborador não possa exercer a profissão de forma temporária ou definitiva.
O que é perícia técnica?
Enquanto isso, a perícia técnica produz provas através de emissão de laudo, contendo avaliações de insalubridade e periculosidade do ambiente de trabalho.
Veja também: 3 doenças típicas de trabalho: como cuidar da saúde do seu funcionário?
Qual é o papel da perícia técnica e médica?
O papel da perícia é essencial para avaliar circunstâncias de insalubridade e periculosidade que podem afetar diretamente a saúde do colaborador. É ela que determina as condições corretas e o equilíbrio entre as obrigações e deveres das empresas e trabalhadores. Sendo assim, o objetivo é levar o conhecimento técnico para o juiz, a fim de esclarecê-lo sobre os fatos, para que ele determine a sentença.
Quais são os pontos de atuação?
- Descrição dos fatos apurados;
- Conclusões a que levam a apuração dos fatos, baseando-se em elementos objetivos e seguros;
- Colheita de informações dos fatos;
- Respostas aos quesitos;
Levando em conta todos estes pontos, é essencial que sua empresa esteja em boas mãos.
A Santiago possui mais de 50 anos no mercado, aqui você encontra a segurança que precisa para sua empresa e seus funcionários. Siga nosso Instagram e curta nossa página no Facebook.