A CIPA não pode passar despercebida pelas empresas que têm o comprometimento com a saúde e segurança de sua equipe.
Seguindo assim, as Normas Regulamentadoras (NR) do MTE, e mantendo seus colaboradores em segurança conforme as leis.
Então para saber o que é, qual sua importância, as consequências de não ter uma CIPA e como realizá-la, é só continuar com a gente para podermos te explicar de uma maneira simples.
O que é a CIPA?
CIPA, ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é um mecanismo interno que contribui com o SESMT, com o objetivo de reduzir o número de acidentes causados no decorrer do trabalho.
Assegurando também a conscientização dos profissionais e fiscalização, em prol da saúde dos trabalhadores.
Qual sua importância?
Todo local de trabalho está sujeito a ter acidentes e doenças decorrentes das atividades prestadas, e evitar ao máximo essas questões, com auxílio profissional, irá prevenir grandes problemas futuros, tanto para os colaboradores quanto para os empresários.
Com tamanha importância, essa comissão é obrigatória para empresas que possuem mais de 20 funcionários, independente de qual o risco das atividades prestadas.
E se caso uma empresa, que se encaixa nos quesitos obrigatórios, não realizar a CIPA, terá consequências como:
- Multas;
- Paralisamento das atividades;
- Gastos médicos e pensões;
- Resposta judicial por crimes e lesões causadas.
Tendo isso em mente, o melhor a se fazer é preparar a CIPA com urgência.
Vantagens da CIPA
Mas antes de saber como realizar esta comissão tão importante, temos que apresentar a você as vantagens que uma CIPA oferece.
Além de promover o diálogo e democracia na equipe, junto a isso, a imagem do negócio também é favorecida, já que, ao prevenir acidentes e dando a devida importância aos funcionários, a empresa demonstra responsabilidade e conscientização.
E nada mais gratificante do que trabalhar em um local seguro, que segue as normas, sempre visando a saúde dos funcionários.
Como fazer uma CIPA?
Por ser uma comissão democrática, ela é realizada quando dois representantes, sendo um da empresa e o outro dos colaboradores, são escolhidos através de uma votação.
Lembrando que, a CIPA é realizada anualmente, onde é aberta uma nova votação para eleger os representantes. E devem ser realizadas por estabelecimento, por exemplo, se a empresa obter dois estabelecimentos localizados no mesmo bairro, deverá ser feita uma comissão para cada.
Para que a comissão seja realizada adequadamente, é importante ter o suporte necessário. Sempre com profissionais especializados auxiliando na organização, de um modo objetivo e dentro das normas.
Conclusão
Então concluímos que o CIPA tem sua grande importância no cenário empresarial, que deve ser levada com responsabilidade e profissionalismo.
E contando com isso que nós da Santiago disponibilizamos a você o melhor curso (EAD) de treinamento para a sua CIPA, lecionado por um profissional habilitado em Segurança do Trabalho, e ao final do curso, terá direito a um certificado! Venha conferir.