CIPA: saiba o que é e porque é importante para sua empresa.

CIPA: saiba o que é e porque é importante para sua empresa.

A CIPA não pode passar despercebida pelas empresas que têm o comprometimento com a saúde e segurança de sua equipe.

Seguindo assim, as Normas Regulamentadoras (NR) do MTE, e mantendo seus colaboradores em segurança conforme as leis.

Então para saber o que é, qual sua importância, as consequências de não ter uma CIPA e como realizá-la, é só continuar com a gente para podermos te explicar de uma maneira simples.

O que é a CIPA?

CIPA, ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, é um mecanismo interno que contribui com o SESMT, com o objetivo de reduzir o número de acidentes causados no decorrer do trabalho.

Assegurando também a conscientização dos profissionais e fiscalização, em prol da saúde dos trabalhadores.

Qual sua importância?

 

Todo local de trabalho está sujeito a ter acidentes e doenças decorrentes das atividades prestadas, e evitar ao máximo essas questões, com auxílio profissional, irá prevenir grandes problemas futuros, tanto para os colaboradores quanto para os empresários.

Com tamanha importância, essa comissão é obrigatória para empresas que possuem mais de 20 funcionários, independente de qual o risco das atividades prestadas.

E se caso uma empresa, que se encaixa nos quesitos obrigatórios, não realizar a CIPA, terá consequências como:

  • Multas;
  • Paralisamento das atividades; 
  • Gastos médicos e pensões;
  • Resposta judicial por crimes e lesões causadas.

Tendo isso em mente, o melhor a se fazer é preparar a CIPA com urgência.

Vantagens da CIPA

Mas antes de saber como realizar esta comissão tão importante, temos que apresentar a você as vantagens que uma CIPA oferece.

Além de promover o diálogo e democracia na equipe, junto a isso, a imagem do negócio também é favorecida, já que, ao prevenir acidentes e dando a devida importância aos funcionários, a empresa demonstra responsabilidade e conscientização.

E nada mais gratificante do que trabalhar em um local seguro, que segue as normas, sempre visando a saúde dos funcionários.

Como fazer uma CIPA?

Por ser uma comissão democrática, ela é realizada quando dois representantes, sendo um da empresa e o outro dos colaboradores, são escolhidos através de uma votação.

Lembrando que, a CIPA é realizada anualmente, onde é aberta uma nova votação para eleger os representantes. E devem ser realizadas por estabelecimento, por exemplo, se a empresa obter dois estabelecimentos localizados no mesmo bairro, deverá ser feita uma comissão para cada.

Para que a comissão seja realizada adequadamente, é importante ter o suporte necessário. Sempre com profissionais especializados auxiliando na organização, de um modo objetivo e dentro das normas.

Conclusão

Então concluímos que o CIPA tem sua grande importância no cenário empresarial, que deve ser levada com responsabilidade e profissionalismo.

E contando com isso que nós da Santiago disponibilizamos a você o melhor curso (EAD) de treinamento para a sua CIPA, lecionado por um profissional habilitado em Segurança do Trabalho, e ao final do curso, terá direito a um certificado! Venha conferir.

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